-
Arquitetos: Atelier Marc Barani
- Área: 2130 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Frederik Vercruysse
Descrição enviada pela equipe de projeto. Marc Barani projetou uma vinícola que combina o processo gravitacional de vinificação com uma arquitetura que se integra na paisagem de tal forma que parece um elemento natural. Para além das salas de recepção das uvas vindimadas e da maturação e engarrafamento do vinho, a adega conta ainda com uma loja e sala de degustação, que acaba de abrir ao público.
Rodeada de pomares e jardins, a propriedade Les Davids possui vinte hectares de vinhas e atualmente produz onze vinhos orgânicos de excelente qualidade. A expertise do arquiteto Marc Barani alinhou-se com a visão da cliente Sophie Le Clercq para criar uma vinícola que respeite todo o processo gravitacional da vinificação. A arquitetura traz a recepção das uvas e o enchimento das cubas no primeiro pavimento, a vinificação, montagem, e venda no térreo e o engarrafamento e arrumação na adega do subsolo. A forma arquitetônica se integra na paisagem de forma a parecer um elemento natural. A nova vinícola é o culminar de mais de 20 anos de paixão e trabalho árduo em um local raro e protegido.
A vinícola foi construída no topo de um vale em forma de concha na fronteira entre Ventoux e Monts de Vaucluse. Toda a estrutura é construída em concreto tingido com uma cor ocre que reflete a terra rochosa que desce até o vale. Embora o edifício seja muito grande com seus 2130 m², é surpreendentemente elegante, parecendo emergir da terra como uma mastaba dos tempos antigos. Também chama a atenção o entalhe de vidro que revela o arranjo monumental dos barris de tulipas de concreto, colocando as vinhas externas em comunicação visual com os barris de vinho no interior.
O terraço, coberto por um grande telhado em balanço, domina a propriedade e oferece uma vista imensa sobre as montanhas circundantes. É o elo entre as vinhas e o processo de vinificação. A partir daqui, os visitantes caminham pelo corredor onde há um enorme afresco de cerâmica do artista belga Yves Zurstrassen. O corredor leva ao balcão de degustação e venda, onde as degustações são organizadas com base em combinações vinho-comida personalizadas por um chef com estrela Michelin.
Na propriedade também há a disponibilidade de alugar casas de veraneio. A propriedade rural exclusiva de Hameaux des Davids conta com um total de seis casas de temporada independentes espalhadas por três aldeias, incluindo 5 piscinas aquecidas, dois spas, duas quadras de tênis e jardins paisagísticos. A propriedade está calmamente aninhada entre vastas florestas de carvalhos, lavanda campos, oliveiras e vinhas.